Comunidade de Santa Luzia
Fonte: acervo particular
29 de julho de 2011
O Município de Laranja da Terra está localizado na região Centro Serrana do Estado do Espírito Santo e tem como predominância na sua população os descendentes pomeranos. A cultura pomerana está muito presente na vida dos laranjenses, até mesmos, para aqueles que não compartilham da mesma descendência. Por ser um Município de pequeno porte, Laranja da Terra conta com uma estrutura na Saúde Pública. Esta é composta por uma Unidade Central de Atendimento denominada Unidade de Saúde Mista “São João Batista”, onde funciona como posto de atendimento e também internação, além da US Mista São João Batista o município ainda possui mais 04 unidades de saúde para atendimento básico ao público. Esses postos recebem as equipes do ESF (Estratégica da Saúde da Família), que realizam os atendimentos nos postos e também no interior, onde hà um atendimento individualizado para as famílias das suas respectivas regiões. Por acolher uma população predominantemente pomerana “branca”, o Município recebe anualmente a visita de uma equipe de médicos dermatologistas da HUCAM (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes – UFES) , onde os mesmos, no decorrer de 02 dias, realizam um atendimento à população que necessita dessa especialidade, sendo o foco principal a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, devido às probabilidades dessa população desenvolver a doença, esse trabalho é realizado em parceria com o “Albergue Martin Lutero”, e o atendimento é realizado na comunidade de Crisciúma, Distrito de Sobreiro, onde há predominância da população pomerana.
No outro extremo do município a aproximadamente 35 km de Crisciúma, encontra-se a localidade denomina-se Santa Luzia localizada no Distrito de Joatuba. A história do início da comunidade é bem interessante, devido a intensa presença da população negra, sempre houve o questionamento se a comunidade não teria sido um quilombo, mas não há indícios que comprovem essa possibilidade, nem mesmo por parte dos próprios moradores há veracidade dessas informações, contudo Santa Luzia é denominada por muitos como uma comunidade Quilombola, mesmo sem reconhecimento oficial. As características da comunidade aumentam as especulações sobre a verdadeira história de Santa Luzia, pois a mesma está localizada numa região de elevada altitude na subida para a pedra de Cinco Pontões, ponto turístico do município. A principal atividade econômica da região é a agricultura e a maioria dos moradores trabalham nas terras vizinhas, ou seja, não são proprietários.
Segundo informações coletadas com os responsáveis pelo Programa ESF, aproximadamente 80% da população é negra e não existe nenhum tipo de trabalho específico voltado para as necessidades dessa comunidade. Não há nenhum projeto em vista para atender a demanda existente; diferentemente da situação da população pomerana com incidência de câncer de pele que recebe o devido atendimento. A população negra da região corresponde há aproximadamente 28% da população laranjense (aproximadamente 5% negros e 25% pardos), segundo dados do IBGE, as necessidades da população nem sempre são mesmas, devido há vários fatores, é claro que brancos e negros podem sofrer das mesmas enfermidades, afinal somos seres humanos exatamente iguais o que problematizamos é que podem existir enfermidades com maior incidência na população negra e outras na população branca, e percebe se que, não há uma devida atenção para essa população que na maioria das vezes possui baixo poder aquisitivo e sofre com as desigualdades e disparidades sociais que vemos no Brasil a fora. Procurando buscar uma solução para a situação, o governo Federal através do ministério da saúde institui a política nacional de saúde integral da População Negra, através da Portaria Nº. 992/MS que visa garantir o atendimento das características específicas da população negra, buscando superara os fatores que determinam as expressões de maior vulnerabilidade da população negra, mas na verdade essa política esta em fase de implantação e não há dados que possam demonstrar os possíveis resultados obtidos com a execução da mesma.
Comunidade de Santa Luzia - Fonte: acervo particular
Fontes:
SIAB – Sistema de Informação de Atenção Básica/ Secretaria Municipal de Saúde de Laranja da Terra/ES