Unidade 1 - Políticas Públicas: conceitos, objetivos e práticas de participação social
As políticas públicas, em suma, são as ações do governo, elas seguem um ciclo, onde o problema a ser enfrentado é detectado e estudado, chegando enfim ao ponto de implementá-lo e posteriormente avaliá-lo, essas ações devem atender ao interesse do coletivo e alcançarem o fim que lhe fora designado. O interessante é que essa função não cabe apenas ao governo, cada indivíduo pode e deve participar, como estímulo podemos ver no decorrer da história diversos movimentos sociais, que vieram trazendo mudanças para o benefício de todos e principalmente de classes desprezadas e desconsideradas da sociedade, essa atitude não pode ficar apenas na memória, ainda há classe invisíveis no que tange à resoluções políticas, é necessário que os cidadãos passem a ver essa relação entre sociedade e governo como defesa e reflexo de sua dignidade, como uma extensão deles mesmos.
Unidade 2 - Diversidade e Igualdade
Podemos notar em nosso país a diversidade humana, sendo esse, muitas vezes, o motivo de orgulho da nação e fator de admiração para outros paises. Mas se a diversidade pode ser louvada, a igualdade fica a mercê das circunstâncias. Podemos ver ao longo da história diversas discriminações de alguns grupos, como exemplo os negros e as mulheres. Os constantes preconceitos e desvalorização dos grupos gerou diversos movimentos que de alguma forma acabaram ajudando a quebrar uma parte da barreira de discriminação, a Declaração Universal do Direitos Humanos também foi e continua sendo de grande importância para a valorização de cada indivíduo. Contudo há muito ainda para ser feito, é preciso uma melhoria contínua, cada um de nós somos diferentes e devemos respeitar os direitos e diferenças de todos os indivíduos e lutar por nosso direito a igualdade.
Unidade 3 - Políticas Afirmativas de Raça e Gênero e a Busca da Igualdade de Oportunidades
Muito embora a total igualdade entre os indivíduos ainda esteja longe de ser uma realidade, diversas políticas são elaboradas e implantadas na tentativa de sanar as desigualdades. Ainda contestada por alguns, as políticas de ação afirmativa visam garantir a igualdade de tratamento e oportunidades, mas é preciso muita atenção e análise, desde a elaboração até após a obtenção de resultados, para que essas políticas não se tornem apenas “melhoradoras de índices”, mas também gerar resultados de melhoria na sociedade, para isso elas devem ser combinadas a justiça social. Como um incentivo para criação de novas políticas, pode-se notar as conquistas obtidas, ao longo da história, por diferentes áreas das políticas públicas, como exemplo o movimento das mulheres que vem trazendo grandes resultados, gerando oportunidades e igualdade para este grupo tantas vezes desprezado.
C
Nenhum comentário:
Postar um comentário