“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”(Nelson Mandela)


quinta-feira, 21 de julho de 2011

INTRODUZINDO OS VISITANTES NO BLOG

Somos do terceiro grupo do Pólo de Afonso Cláudio, e optamos pelo tema do Blog uma vez que faz referencia a saúde, um dos principais direitos de todos os cidadãos e que hoje ainda é precário em todo o Brasil.
A constituição Federal é categórica em afirmar que “Todos são iguais perante a Lei”. Esta mesma lei que define que entre os direitos fundamentais e inatacáveis de todos os brasileiros está a saúde.
No entanto nos deparamos com uma realidade muito diferente e deprimente, quando vemos tratamentos diferentes para “raças” diferentes.
Nossa realidade, a realidade de nosso município, das cidades circunvizinhas e de grande parte do território brasileiro é uma realidade de exclusão, discriminação e preconceito até mesmo na saúde, que deveria ser direcionada de forma a se preservar a isonomia de tratamentos.
E não só nos serviços de saúde, mas até mesmo no atendimento que é realizado. Profissionais mal preparados para atuarem e trazendo consigo uma longa bagagem de exclusão e discriminação realizam atendimentos diferenciados levando em conta algumas “características” dos pacientes como a cor, o credo, a opção sexual, a posição social, e tantas formas de rotulação. Se existe uma máxima de que cadeia no Brasil é para “preto” e “pobre”, saúde no Brasil é para “rico” e “branco”.
Nosso blog não tem a pretensão de resolver o problema, mas alertar a todos aqueles que a ele tiverem acesso dos problemas que a questão racial gera no campo da saúde, e de como podemos modificar as nossas consciências, através de reflexões simples, mas que ajudarão tanto nós, do grupo 03, responsáveis pelo blog como aqueles que tiverem acesso a eles, esperando que também os visitantes nos tragam a sua contribuição. O pensamento do saudoso Henfill pode expressar a mensagem do blog: “Se não houver frutos valeu a beleza das flores, se não houver flores valeu a sombra das folhas, se não houver folhas valeu a intenção da semente”. Seremos aqui, uma pequena semente, que quer germinar em cada um e despertar todos para que o “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI” em especial na área da saúde, deixe de ser algo utópico para ser uma realidade para os brasileiros. Pretensões simples, intenções simples, mas de efeitos grandiosos, porque quando se modifica o pensamento de uma única mente que seja, o efeito já é imenso.
Nosso nome: CORAÇÃO EM CORES. Um coração que pulsa, que vibra, que se alegra e se emociona, que é branco, pardo, amarelo, negro, moreno, mulato, indígena...vermelho. Um coração que age, que chora e que clama por mais igualdade e fraternidade. Um coração que vê além da imagem, além da margem, que vê o essencial e profundo. Que é de todas as cores, porque pertence a todos os homens. Um coração, vários corações, mas um único sonho: igualdade para todos os brasileiros.
Acessem, entrem, leiam, opinem, sintam-se a vontade. Sintam-se em um ambiente de vocês também, democrático, igualitário e acima de tudo um espaço onde se respeita a diversidade e faz dela bandeira de luta pela IGUALDADE.

Membros do Grupo 03


Nenhum comentário:

Postar um comentário