Fonte: Disponível em: http://negrosnegrascristaos.ning.com/forum/topics/senado-debate-reparacao-para, acesso em: 31/05/2012.
Objetivo principal é a discussão de ações de saúde voltadas especificamente para a população afrodescendente.
O Comitê Técnico de Saúde da População Negra realiza hoje, 25, uma reunião para a apresentação de propostas referentes à saúde da população negra. O evento acontece às 15h na sede do Conselho Municipal de Saúde e contará com a presença de representantes do Conselho Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Movimento Social, Movimento Comunitário e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Essa é a primeira reunião para o reconhecimento da agenda do comitê para o ano de 2012.
O objetivo principal do evento é discutir ações voltadas para os negros, tendo como base o Plano Municipal de Saúde da População Negra – referente ao biênio 2012/2013. Além disso, será discutida a melhor forma para a detecção de doenças com maior incidência na população afrodescendente.
Segundo a coordenadora do Comitê Técnico, Ruceline Félix, um dos projetos que serão apresentados refere-se às capacitações dos agentes comunitários de saúde. “Com esse tipo de capacitação, os agentes terão um outro olhar a respeito das doenças que são predominantes na população negra. Dessa forma, o trabalho deles será realizado com mais excelência”, afirma.
Ela explica, ainda, que a proposta é que 550 agentes comunitários sejam capacitados, incluindo os que passaram recentemente no concurso Pró-Saúde. Ações dentro das escolas também serão alguns dos tópicos que serão destacados.
A coordenadora enfatiza o andamento de dois projetos, sendo cada um correspondente a um ano do biênio. Para 2012, serão desenvolvidas pesquisas científicas referentes à população negra. Elas destacarão com precisão as doenças que mais atingem aos negros.
Atualmente, sabe-se que as doenças que são mais propícias aos negros são diabetes do tipo II, hipertensão arterial e miomas. Porém, a mais preocupante é a anemia falciforme, caracterizada pela má formação das hemácias sanguíneas. A doença se manifesta apenas na população negra e o teste do pezinho é o único exame na área de saúde pública que a detecta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário